


A linha de produtos Néctar das Flores estabelece como principais categorias o mel, o pólen, a própolis e a geléia real. Nossa pesquisa e desenvolvimento adequa a demanda e a exigência de mercado para estabelecer classes e variedades de ofertas produzindo mel puro, compostos de mel, própolis in natura, extrato de própolis, pólen desidratado, geléia real in natura e geléia real liofilizada. A partir de um rigoroso controle de nossa cadeia produtiva consideramos a qualidade da matéria-prima, as instalações físicas e a infraestrutura como fatores relevantes para o controle dos alimentos apícolas. Resultados que ofertamos ao consumidor final desde 1999.
Abaixo algumas informações sobre as características e capacidades dos ativos das principais categorias da linha Néctar das Flores. Você pode acessar todos os produtos dessa linha em nosso menu clicando em CATÁLOGO e realizar pedidos clicando em ENCOMENDAS.
Mel.
O mel (plural: meles ou méis) é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado. É produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento.
O mel é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida ação antibacteriana.
Pólen.
O pólen (do grego "pales" = "farinha" ou "pó") é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores das angiospermas (ou pelas pinhas masculinas das gimnospermas), que são os elementos reprodutores masculinos ou microgametófitos, onde se encontram os gâmetas que vão fecundar os óvulos, que posteriormente irão se transformar em sementes. O estudo do pólen é a palinologia.
Nosso Pólen advém da Polinização entomófila, sendo a transferência dos grãos realizada pelas abelhas.
O pólen é vendido como um suplemento nutricional, comercializado como "pólen de abelha". Neste caso o pólen pode ser adicionado de enzimas presentes na saliva da abelha, que transformam o pólen em uma massa de maior valor nutricional. Existe também o pão de abelha, que é o pólen coletado dentro da colmeia, nos opérculos, onde já se transformou em um outro produto de altíssimo valor nutricional, devido à ações enzimáticas. O pólen apícola e o Pão de Abelha possuem todos os aminoácidos essenciais ao ser humano.
Própolis.
A própolis é uma substância resinosa e balsâmica produzida pelas abelhas a partir de brotos e exsudatos resinosos de plantas. A própolis é utilizada pelas abelhas no interior da colméia para “soldar” favos, envernizar os alvéolos, fechar frestas para redução da entrada de vento e inimigos naturais sendo estes fungos e bactérias.
A composição química da própolis depende da ecologia botânica de cada região, mas em geral é composta de 50% de resina e bálsamo, 30% de cera, 10% de óleos essenciais e aromáticos, 5% de pólen e 5% de várias outras substâncias. Até o momento já foram identificados mais de 200 compostos químicos na própolis, dentre os quais, flavonóides, ácidos aromáticos, terpenóides, aldeídos, álcoois, ácidos alifáticos e ésteres, aminoácidos, esteróides e açucares, responsáveis por ações fisiológicas destacando: a ação antimicrobiana (funciona como um antibiótico natural), a antiinflamatória, a cicatrizante, a antifúngica, a anestésica e a antioxidante.
Geléia Real.
Geleia real é a secreção produzida pelas glândulas hipofaríngeas das jovens abelhas operárias, durante um breve período de suas vidas, dos quatro aos quinze dias. A continuidade da produção é obtida pela produção das novas jovens operárias da colméia.
Este alimento é empregado pelas abelhas para alimentar suas larvas por 3 dias aproximadamente sendo dado também aos zangões no período inicial de suas vidas.
A rainha de uma colméia sempre será alimentada com geléia real para manter a sua função de postura de milhares de ovos.
Contém notáveis quantidades de proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas, hormônios, enzimas, substâncias minerais, fatores vitais específicos, substancias biocatalizadoras nos processos de regeneração das células, desenvolvendo uma importante ação fisiológica. Não se conhece na biologia e medicina, outra substância com semelhante efeito sobre crescimento, longevidade e reprodução das espécies.
Segundo pesquisas da Associação Paulista de Apicultores – APACAME, a nutrição que envolve a Geléia Real proporciona:
- Eliminação do cansaço físico e mental – por ser 100% pura, Geléia Real contém: proteínas, vitaminas e sais minerais que fortificam seu organismo.
- Normalização do apetite – agindo Geléia Real em todo seu organismo ela equilibra as funções gástricas.
- Ativação das funções cerebrais – Geléia Real tem a propriedade de manter o cérebro jovem, sem o desgaste dos dias atuais e propiciando um maior rendimento da memória e das atividades intelectuais.
- Fortalecimento da energia vital – elevando as substâncias que seu organismo necessita diariamente, você terá mais vigor para executar suas obrigações e prazeres.
- Fortificação da visão – com nutrientes encontrados em Geléia Real, constatou-se que existem componentes que fortificam substancialmente o sistema ocular.
- Regularização do aparelho digestivo – Geléia Real equilibra seu corpo de tal forma, que reflete em seu intestino, fazendo-o trabalhar dentro das características de seu dia-a-dia. Também age com revigoradora do fígado.
- Rejuvenescimento da pele – esta atuação se verifica tanto a nível celular, como de epiderme, podendo ainda Geléia Real ser colocada em composições de cosméticos.
- A Geléia Real não é remédio, é um alimento concentrado, com eficácia para o crescimento, a longevidade e a reprodução.