Néctar da Canastra, mel de florada da serra.
A Serra da Canastra é o maior bloco de vegetação nativa do bioma no Estado de Minas Gerais e também se destaca entre os maiores blocos de vegetação contínua do país. Grande parte do cerrado da Serra da Canastra é formada por uma imensidão de campos que florescem em diferentes épocas do ano. Com grande diversidade florística, é considerada uma das áreas prioritárias para preservação da flora de Minas Gerais. A variedade de ambientes faz com que campos floridos com muitas espécies endêmicas, raras e ameaçadas de extinção se estabeleçam a partir de um relevo acidentado e uma imensidão de campos com vegetação rasteira, que produzem uma paisagem única e com grandes vistas panorâmicas.
O Mel Néctar da Canastra é produzido pela espécie Apis Mellifera nome científico dado à Abelha Européia e extraído de “melgueiras” catalogadas e instaladas em propriedades rurais localizadas nas serras das cidades de Piumhi e Pimenta. Região integrada ao maciço montanhoso da Serrra da Canastra, Minas Gerais.
A proposta de se manter características originais desse produto parte de uma cadeia produtiva com procedimentos criteriosos quanto ao respeito ao meio ambiente, manejo, coleta e envase da matéria prima.
As propriedades de sabor, cor, aroma e densidade são referentes às espécies nativas do bioma integrado à região da cadeia montanhosa da serra da canastra e transferem à identidade do mel NÉCTAR DA CANASTRA o respeito à sazonalidade da florada nativa em sua relação com as estações do ano.
Além da flora silvestre, verificando a predominância de algumas espécies destacamos em nosso produto como acentuadores e endossantes das linhas o Assa-peixe, o Cipó-uva e o Mata-pasto como componentes e identificadores dos resultados nos méis.